Na terça-feira (23), o vereador Antonio Marcos de Abreu (PSDB) e Antonio Celso Fiuza Júnior, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (Condephat), reivindicaram ao dr. Peterson Ruan Aiello do Couto Ramos, superintendente do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, as instalações da
estação de trem, para instalar um museu ferroviário em Tatuí.
LEIA MAIS:
Legislativo devolve mais R$ 394 mil aos cofres municipais.
Lei incentiva doar NFP à Santa Casa e a entidades.
Projeto propõe redução de vereadores na Câmara de Tatuí.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior encaminhou ofício, se comprometendo a restaurar a área e destiná-la a um museu. O vereador Antonio Marcos está otimista com a possibilidade de o dr. Peterson ceder as instalações do prédio a uso gratuito ao município de Tatuí.
Desde 1995, a Prefeitura envida esforços paraconseguir o uso deste imóvel. Na época, era prefeito Joaquim Amado Veio Quevedo, já falecido.
No ofício, o prefeito Miguel argumenta que “a estação ferroviária é um prédio de grande valor histórico para Tatuí e foi inaugurado no ano de 1889, como ponta de linha de ramal. E em 1932, foi estabelecida uma nova estação, maior que a anterior, que tornou-se símbolo de progresso para o município. O imóvel foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat)”, com propostas efetivas para o desenvolvimento de Tatuí e de toda região”.
Fonte: Jornal Integração.