Na segunda-feira (13), na sessão da Câmara Municipal, o vereador Antonio Marcos de Abreu (PSDB) comentou requerimento de sua autoria, onde pede ao Poder Executivo para informar se existe uma tratativa da Prefeitura junto ao Governo Estadual, para que se inicie o serviço de hemodiálise no município, e se o assunto foi discutido junto à Divisão Regional de Saúde de Sorocaba.
LEIA MAIS:
Primeiro veículo de 2022 comprado com devolução da Câmara.
Lidera Mulher pode ajudar na obtenção de crédito e alavancar recuperação econômica.
Marquinho vai à Câmara de SP para fortalecer Tatuí.
Em sua última edição, o Jornal Integração publicou matéria onde o presidente da Câmara, ao comentar um questionamento no Facebook, do internauta “Tiquinho-José Francisco”, informa que segue na luta pela implantação do serviço, porém “a hemodiálise depende do Governo do Estado ou da Prefeitura. O Governo pode credenciar ou a Prefeitura contratualizar (para viabilizar o funcionamento)”.
Marquinho de Abreu explicou, na tribuna, que a Divisão Regional de Saúde de Sorocaba lhe informou que a clinica deve funcionar durante seis meses antes de obter o credenciamento. O vereador trabalha para acelerar esses trâmites, pois o proprietário não tem condições de iniciar os serviços sem o credenciamento junto ao SUS. Nesse sentido, ocorreu uma reunião com o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, juntamente com outros vereadores e o proprietário da clínica, solicitando seu auxilio para acelerar o credenciamento junto ao Governo do Estado.
O vereador destaca que o prefeito se comprometeu a conversar como governador e está muito empenhado, pois vê a necessidade de atender a população, colocando em funcionamento o centro de hemodiálise em Tatuí. Disse também que conversou com a secretária municipal de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, e esta se comprometeu em enviar um e-mail à Divisão Regional de Saúde, no sentido de verificar a possibilidade de utilizar recurso municipal para a contratualização. Antonio Marcos vem trabalhando há tempos para credenciar esse serviço em Tatuí. O vereador chegou inclusive a se reunir com o secretário estadual da Saúde, para expor a situação.
A clinica de hemodiálise de Tatuí está instalada no Jardim Thomaz Guedes. Ela foi construída pelo médico Alcyr Weller Ferrari e está pronta há mais de um ano, para atender cerca de 80 pacientes com problemas renais, que atualmente precisam se deslocar para municipios a mais de 100 quilômetros de Tatuí para realizar seus tratamentos, muitas vezes dolorosos e que causam desconforto e debilidade.
Fonte: Jornal Integração.