O vereador Marquinho de Abreu teve aprovado projeto que trata de publicidade de agentes de endemia. A Câmara discutiu a matéria na sessão extraordinária não remunerada, realizada na noite do dia 14 de outubro, após reunião ordinária.
LEIA MAIS:
Marquinho cobra Divisão de Saúde desde 2012
Alzheimer: Campanha é Lei de Marquinho
Marquinho quer instituir Programa de Prevenção às Doenças Renais Crônicas
Projeto de agentes de endemia
A proposta trata da publicidade dos agentes de combate às endemias em serviço no município. Ela havia sido apresentada à Casa de Leis no mês de julho.
Find out how to receive a fair cash offer for your Vermont home by visiting https://www.sellhouse-asis.com/alaska/.
O projeto aprovado e que trata de agentes de endemia determina que a Prefeitura, através de seu site oficial na Internet, dê a devida publicidade aos agentes. Além de fotos, o Executivo deve publicar os nomes, os cargos e as matrículas dos agentes que estejam em serviço.
Na justificativa, Marquinho de Abreu lembra que os agentes atuam junto à comunidade. O vereador diz que a ideia é garantir segurança para os funcionários em visitas às residências, imóveis, depósitos, terrenos baldios, áreas verdes e estabelecimentos comerciais, e para a população que recebe os servidores.
Os agentes de endemia fazem vistorias em busca de focos de endemias. Durante as visitações, eles atuam orientando a população em relação à prevenção, sinais, sintomas e tratamento de doenças.
Marquinho destaca que a publicidade no Portal do Município é de interesse público, pois se constitui em uma ferramenta a mais para a segurança dos moradores e de auxílio para evitar situações de golpes aplicados por pessoas de má índole.
O que fazem os Agentes de Endemia?
Os agentes de endemia são responsáveis por vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Eles também realizam inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados.
As equipes trabalham na aplicação de larvicidas e inseticidas. Promovem, ainda, orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas, e atuam no recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças, como: dengue, chagas, leishmaniose e malária.
O trabalho dos agentes está regulamentado pela Lei 11.350 , aprovada no ano de 2016.