O vereador Marquinho de Abreu apresentou projeto de lei para a criação do Programa de Prevenção às Doenças Renais Crônicas. A iniciativa faz parte de uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas pelo presidente da Câmara.
Marquinho explica que o programa deve ser colocado em prática com apoio de especialistas, de sociedades médicas cientificas, de representantes de associações de portadores de doenças renais crônicas (DRC) e demais convidados.
O programa será desenvolvido com base em sete objetivos. São eles: divulgar e promover meios para a prevenção, o diagnóstico e tratamento das Doenças Renais Crônicas. A meta é divulgar as ações preventivas, de forma rápida e na fase crônica, em todas as unidades da Rede Pública Municipal de Saúde, articulando com os programas de hipertensão arterial e diabetes mellitus.
A partir do programa, Marquinho explica que a Prefeitura podera desenvolver um sistema de informações e de acompanhamento de todos os pacientes do município que tenham diagnóstico do problema ou apresentem outras doenças relacionadas. Entre elas, pressão alta (hipertensão), doenças cardiovasculares e diabetes. “Esse sistema de informação será construído com a elaboração de um cadastro específico”, conta o vereador.
Para garantir um atendimento diferenciado, Marquinho diz que a ideia é formar um sistema de capacitação de profissionais da área da saúde, especialmente, da Rede Pública Municipal de Saúde, particularmente, de equipes de Saúde da Família. A rede de atendimento será formada por médicos clínicos gerais, nefrologistas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros especializados.
Os profissionais serão capacitados por meio de cursos, treinamentos, seminários e estágios para atendimento, diagnóstico e tratamento da população com incidência risco dos problemas de Doenças Renais Crônicas e das doenças relacionadas. Além de hipertensão arterial, diabetes mellitus, doença cardiovascular e pressão alta (hipertensão), os servidores da saúde receberão treinamentos envolvendo cálculo renal, infecções urinárias e diabete.
Com o programa, Marquinho diz que a intenção é permitir, em sintonia com a “Semana Municipal de Conscientização e Prevenção de Doenças Renais”, a realização de exames laboratoriais de sangue e de urina na rede municipal.
A iniciativa visa aperfeiçoar as relações entre as áreas médicas públicas e privadas de modo a possibilitar a mais ampla troca de informações; estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre o assunto para melhorar a qualidade de vida do indivíduo; criar um banco de dados completo com todas as informações sobre a DRC e as outras doenças correlacionadas; e permitir intercâmbios com universidades, hospitais universitários e hemocentros.