Em Tatuí, dois acontecem na Fatec; inscrições acontecem até este domingo
O governo do estado de São Paulo deu sinal positivo para a abertura de cursos de QualificaSP em Tatuí. O pedido havia sido intermediado pelo Parlamento Regional Metropolitano de Sorocaba, Itapetininga e Tatuí (PRMSIT) e respondido “em tempo recorde” pela Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante (CETTPRO).
LEIA MAIS:
Deputado visita Tatuí e recebe pedidos de recursos para Saúde e Conservatório.
Marquinho participa da 4ª Aula do Republicanos 10 de Tatuí.
TCE aprova contas da Câmara de Tatuí na gestão de Marquinho relativas a 2020.
A proposta havia sido apresentada pelo vereador Leonardo Corrêa Ayres Branco, de Itapetininga, com aprovação do colegiado. Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, Branco diz que a meta é preparar jovens e adultos para ingressarem ou retornarem ao mercado de trabalho. Ele destacou a crescente oferta de vagas de emprego não preenchidas, ressaltando a importância da qualificação para áreas como comércio, indústria e construção civil.
Em requerimento, também sugeriu parcerias com órgãos como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), enfatizando a necessidade de cursos online.
O pedido foi entregue em um “pacote de reivindicações” ao governador do estado então em exercício, no dia em 5 de janeiro, Felício Ramuth, pelo vice-presidente do Parlamento, Alfredo Melaré Neto, da cidade de Tietê.
No documento, assinado e elaborado pelo presidente do PRMSIT, o tatuiano Antonio Marcos de Abreu, os vereadores de 34 municípios que representam mais de dois milhões de habitantes pedem a abertura de cursos por meio de programas como o Via Rápida, Meio Emprego e Novotec, além de presenças das carretas do Via Rápida.
Luciana explica que a CETTPRO, em seu campo funcional, oferta cursos de qualificação profissional para a população residente em todo o estado.
Para isso, disponibiliza o programa QualificaSP, o qual apresenta modalidades de formação profissional, com enfoque em faixas etárias e públicos específicos, como o Meu Primeiro Emprego, para pessoas entre 16 e 24 anos, e o Novo Emprego, para público de 25 a 59 anos, entre outros.
Em Tatuí, a prefeitura participa da ação por meio do programa “Meu Primeiro Emprego”. Na Faculdade de Tecnologia (Fatec), jovens entre 16 e 24 anos podem optar por dois cursos: o “Excel”, voltado à área administrativa, é ministrado com aulas presenciais no período da manhã, e “auxiliar de vendas”, com aulas à noite. As inscrições podem ser feitas até este domingo, 3, no portal www.qualificasp.sp.gov.br. Os cursos têm duração de quatro meses.
Atualmente, as capacitações são solicitadas pelo portal “Meu Emprego”. Por meio dele, o município solicitante seleciona a qualificação desejada dentro de uma lista pré-determinada, definida pelos contratos de serviços geridos pela coordenadoria.
Com a solicitação realizada no sistema, a equipe técnica da CETTPRO realiza a análise do pedido, considerando as vocações regionais, dinâmicas do mercado, aderência do curso com as demandas regionais e outros aspectos.
Após, no caso de o parecer ser positivo, é realizada uma análise de viabilidade administrativa para execução do curso no local. É nesta etapa que a coordenadoria verifica desde questões de espaço para execução do curso até a autorização e liberação para que aconteça no local do solicitante.
“Tendo as duas análises superadas, iniciam-se os processos de inscrição, matrícula e execução da turma”, conta a coordenadora.
Fonte: Jornal O Progresso de Tatuí.