Praça Pet será espaço dedicada a lazer com segurança
Proposta é similar a cantinhos já criados na região e consta em requerimento de Marquinho da Santa Casa
Tatuí pode ser a próxima cidade da região a ter uma “Praça Pet”. Essa é a intenção do vereador Antonio Marcos de Abreu, o Marquinho da Santa Casa (PSDB), que será levada à discussão na Câmara Municipal por meio do Requerimento 580/2022.
LEIA MAIS:
Primeiro veículo de 2022 comprado com devolução da Câmara.
Lidera Mulher pode ajudar na obtenção de crédito e alavancar recuperação econômica.
Marquinho vai à Câmara de São Paulo para tratar de política e fortalecer Tatuí.
A proposta consta na pauta da reunião desta segunda-feira (14/03) e é considerada uma das mais importantes pelos tutores de animais domésticos.
Além de Sorocaba, que conta com um “Pet Place” aberto em janeiro deste ano, e de Itapetininga, onde os bichinhos já frequentam um espaço apropriado desde o mês passado, Marquinho solicita ao Executivo a criação de uma “Praça Pet” na cidade.
A ideia, com o espaço, é beneficiar tanto os “amigos de quatro patas” como os tutores, proporcionando mais segurança e diversão.
A “Praça Pet” deve contar com brinquedos específicos, como: manilhas, labirintos com estacas de madeira, pneus e obstáculos, instalados para que os tutores possam acompanhar os animais com mais conforto, oportunizando um momento de lazer para as famílias e os pets.
O acesso deverá ser regulamentado, por meio de instruções para a alimentação, limpeza e uso de guias.
“Passear com seu animal de estimação é um momento de muita importância para os bichinhos e seus tutores. E a criação desses espaços de convivência na cidade de Tatuí é importante para o bem-estar dos animais”, justifica.
O Presidente da Câmara explica que verificou a necessidade de ter um espaço exclusivo para convivência dos animais domésticos ao percorrer os locais públicos do município. Marquinho tem atuado fortemente no oferecimento de lazer, olhando para todos os públicos, desde que se tornou vereador.
Uma das contribuições mais recentes do parlamentar concretizou-se em setembro de 2020, com a entrega dos primeiros brinquedos adaptados de Tatuí, voltados ao uso de crianças com deficiência.
O espaço está localizado na Avenida das Mangueiras, aos fundos do prédio da Câmara, e ganhou novos equipamentos a partir de devolução de R$ 40 mil economizados pela Casa de Leis.
A ação aconteceu em parceria com o então vereador Rodnei Rocha.
Em outra frente, Marquinho melhorou a Lei Municipal 4.896, de 3 de dezembro de 2014, com projeto que virou a Lei Municipal 5.555, de 5 de outubro de 2021.
O vereador atualizou a lei, ampliando a obrigatoriedade da instalação de brinquedos adaptados em playgrounds. A normativa anterior contemplava apenas jardins, parques, clubes e áreas de lazer abertas ao público. Marquinho incluiu escolas, creches, loteamentos e condomínios na exigência.
Na Câmara, Marquinho cobra recorrentemente a implantação de “Academias ao Ar Livre” nos quatro cantos da cidade. Ele já protocolou vários requerimentos – que foram aprovados – solicitando a criação de espaços para prática de atividades físicas para atender ao Cecap, o Distrito de Americana, o Jardim Tóquio, o Congonhal, a Vila Angélica, o Jardim Aeroporto, o Residencial Astória, o Jardim Wanderley, o Jardim XI de Agosto e o Jardim Gonzaga.
Para Marquinho, a intenção de trazer para Tatuí o modelo de “Praça Pet” vai além da implantação.
“O objetivo, é claro, é criar um espaço adequado. Mas, junto com essa ideia, nosso intuito é de gerar discussão para a retomada da iniciativa de PPP (Parceria Público-Privada) para a conservação de demais espaços públicos. Muitos bairros podem ser beneficiados”, avalia.