Iniciativa de inclusão é inédita no município e voltada para transmissões via Web
A Câmara Municipal de Tatuí terá sessões e audiências públicas traduzidas em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa inclusiva é inédita no município. O objetivo é permitir que pessoas com deficiência auditiva e que consigam se comunicar pela linguagem de sinais possam acompanhar os trabalhos do Legislativo.
O serviço de interpretação e tradução em Libras será realizado para as transmissões via Web. Ele vale para as sessões ordinárias às segundas-feiras, a partir das 19h, e as audiências públicas que discutem assuntos de relevância para a população. Entre eles, as de prestações de contas das secretarias municipais (com balanços quadrimestrais), as que pautam políticas públicas e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).
O presidente da Câmara, Marquinho de Abreu, comemora a medida. “Estou muito orgulhoso pela Casa do Povo oferecer. durante a minha gestão, mais esse serviço à população. O que estamos fazendo é dar a devida atenção a uma parcela da nossa população que estava esquecida, mas agora tem representatividade”.
Todas as sessões e audiências são transmitidas pela TV Câmara, no endereço: http://camaratatui.tvcamaraaovivo.net/. O portal possibilita a um número maior de pessoas acompanharem as discussões e votações realizadas pelos vereadores do Legislativo. O presidente da Casa de Leis, Marquinho de Abreu, explica que a TV Câmara é uma ferramenta fundamental de transparência das ações dos parlamentares e para prestação de contas.
“Pela TV Câmara, as pessoas que queriam participar, mas não tinham tempo ou como vir até o auditório da Câmara, passam a acompanhar de perto, e ao vivo, o que acontece, tendo mais informações para cobrar os vereadores”, defende.
Além de ter o direito garantido da representatividade virtual, Marquinho de Abreu destacou que a TV Câmara disponibiliza, para quem preferir, o conteúdo gravado do que foi transmitido. O acervo do portal inclui as sessões ordinárias, as extraordinárias, as sessões solenes e as audiências públicas.
.