Marquinho quer QR Code em prédios históricos e espaços culturais
Turistas que estiverem visitando Tatuí podem ter informações adicionais quando passarem por prédios históricos. A ideia é do vereador Antonio Marcos de Abreu, o Marquinho da Santa Casa. Neste mês, ele trouxe a proposta de implantação de QR Code nos edifícios históricos e espaços culturais da cidade.
Por meio do requerimento 30/2022, Marquinho solicitou ao Executivo que informe se existe a possibilidade da instalação. O código permitirá a pessoas que portarem smartphones ou tablets, com conexão à internet, acesso a conteúdo multimídia. O material incluiria dados adicionais para conhecimento dos visitantes.
A sugestão é que os códigos de leitura de barras possam ser implantados em todos os bens tombados como Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí. Os imóveis incluídos na ação deverão ter sinalização e o código será exibido em placas.
Quando acessados os “QR Codes”, os visitantes terão na palma da mão as informações históricas e culturais do imóvel ou espaço, além de curiosidades. Segundo Marquinho, a medida vai beneficiar também os moradores de Tatuí.
A sugestão aprovada pela Câmara está em análise. Ela deve ser verificada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer antes do aval do Executivo.