Na segunda-feira (13), o vereador Antonio Marcos de Abreu (PSDB) apresentou requerimento ao governador Tarcísio de Freitas, para que este informe a possibilidade de o município de Tatuí ser beneficiado com a instalação de um posto ou uma sala do Instituto Médico Legal (IML).
LEIA MAIS:
Câmara devolve mais R$ 93,3 mil aos cofres públicos na gestão Marquinho da Santa Casa.
Marquinho conduz sessão que aprova emenda de R$ 520 mil para entidades tatuianas.
Novo veículo adquirido com economia da Câmara.
Na petição do parlamentar, esta unidade deve, dentre outros serviços, prestar atendimento exclusivo às mulheres e crianças que sofrem violência sexual, para que o exame de corpo de delito ocorra o mais breve possível.
O vereador lembra que diversos requerimentos sobre o assunto já foram enviados ao Governo Estadual e espera que o atual governo possa sensibilizar-se e dotar Tatuí de um posto do IML. Há alguns anos, a cidade contava com esse posto, mas ele foi fechado e os serviços transferidos para Itapetininga. A decisão, ressalta o parlamentar, trouxe prejuízo à população e aos familiares das vítimas.
Destaca o texto que “como Tatuí não possui IML, a liberação dos corpos para o velório pelas famílias se torna um martírio, por vezes, de horas ou dias de espera agonizante”.
E prossegue: “também, vítimas de violência sexual (mulheres e crianças) são encaminhadas para realização do exame de corpo de delito na cidade de Itapetininga. Entretanto, aos finais de semana e feriados, tal instituto não presta atendimento, sendo as vítimas aconselhadas a permanecer sem tomar banho até o próximo dia útil, para a realização do exame”.
E completa: “um fato inconcebível, desumano, que faz contraposição ao princípio da dignidade da pessoa humana, esculpido na Constituição Federal”.
Antonio Marcos considera injusto uma cidade com mais de 120 habitantes não dispor do IML e ressalta ainda que “essa possível instalação seria essencialmente estratégica e ajudaria em muito a população de Tatuí e região”.
Desde o primeiro mandato, em 2013, o parlamentar vem cobrando a reabertura da unidade.
Tatuí, no governo estadual de Michel Temer (MDB), contava com IML, Delegacia Seccional de Polícia e Instituto de Criminalística (IC). Ao assumir seu cargo, o então secretário José Afonso da Silva, da pasta da Segurança Pública, extinguiu todos estes departamentos e causou um atraso para a cidade.
Fonte: Jornal Integração.